sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dinâmicas evangélicas

1- A ILHA

Objetivo: Promover a união do grupo
Material: Jornal
Número de participantes: acima de 10 pessoas

Regras: O orientador distribui um jornal para cada participante, explica que os jornais são ilhas e os participantes devem ficar sobre ele, em volta há o mar com tubarões. Enquanto a música estiver tocando os participantes andam aleatoriamente, quando a música parar cada um deve voltar para sua ilha para não ser devorado pelo tubarão.

Desenvolvimento: a música começa e os participantes passeiam pelo ambiente quando a música parar todos voltam. A música retorna e todos começam a andar novamente, mas desta vez o orientador retira um dos jornais, assim uma pessoa ficará sem jornal quando a música parar. A música retorna e pouco a pouco o orientador retira os jornais.
Depois que algumas pessoas estiverem sem jornal e começarem a competir entre si para ver quem ficará com o jornal, o orientador explica que não é proibido ficar mais de uma pessoa no jornal, pelo contrário, ninguém deve ficar de fora.
A brincadeira continua e agora os participantes devem se ajudarem mutuamente para que ninguém fique de fora. O orientador continua até que reste apenas um jornal e todos se abracem e tentem ficar sobre um único jornal.

Reflexão: Não podemos permitir que ninguém fique de fora, mas devemos nos manter unidos, ajudando uns aos outros.


2- TRAVESSIA

Objetivo: União do grupo, trabalho em equipe.
material: nenhum
Número de participantes: Mais de 10 pessoas

Regras: Delimitar uma área e explicar ao grupo que aquilo é um lago com jacarés. Eles deverão atravessar para o outro lado, um de cada vez, sem encostar a sola dos pés no chão (pode ser de joelho, rolando, ponta de pé, etc) e ninguém poderá imitar o outro mas todos devem atravessar de maneiras diferentes. Quem chegar do outro lado ganha imunidade.

Desenvolvimento: Deixe que um certo número de pessoas atravesse, quando os que ficarem do outro lado sem atravessar já não souberem mais de que maneira diferente passar, lembrar a eles a regra de que quem está do outro lado ganhou imunidade e por isso pode ajudar os outros, eles podem pisar com a sola dos pés no chão e buscar os demais, mas a regra de atravessar de maneira diferente continua.
Assim os que ganharam imunidade voltam para pegar os outros (nas costas, no colo, de dois, etc).

Reflexão: Quando todos tiverem atravessado, explicar que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos, os mais fortes devem carregar os mais fracos.


3- VIDAS MARCADAS

Objetivo: refletir sobre as experiências adquiridas através das lutas da vida.
Material: folhas brancas
Número de Participantes: no mínimo 5

Regras: distribuir entre os participantes uma folha em branco, pedir que ele s balancem e observem o barulho que o papel faz, depois explicar que serão lidas várias situações problema e a medida que o participante se identificar com aquele problema (se já viveu ou está vivendo aquela situação), ele deverá amassar um pouco do papel. (citar pelo menos 10 situações problema).

Desenvolvimento: a medida que o orientador ler as situações problema os participantes amassam um pouco da folha, ao final pedir que amassem a folha toda caso tenha sobrado algum sem amassar toda. Depois pedir que abram a folha com cuidado e balancem novamente observando o barulho. (a folha depois de amassada não faz mais barulho)

Reflexão: Durante a nossa vida passamos por diversos problemas geralmente reclamamos, nos lamentamos, e essas lutas muitas vezes dolorosas deixam marcas em nosso corações, mas através delas nós adquirimos experiência, sabedoria e aprendemos a esperar no Senhor, em silêncio. (Romanos cap, 5), aprendemos a confiar em Deus e não mais murmurar.


4- ENQUANTO HÁ TEMPO

Objetivo: refletir sobre como temos aproveitado o tempo que Deus nos dá
Material: caixa de fósforos
Número de participantes: sem limites

Regras: em círculo explicar aos participantes que nossas vidas são muito corrida, muitas vezes não conseguimos dividir bem o nosso tempo, ou não conseguimos dar tempo para as coisas realmente importantes. Pedir que ele imaginem que foram ao médico e descobriram que tem uma doença rára e que tem apenas 5 horas de vida. O que eles irão fazer nestas últimas 5 horas que lhes resta? Com quem desejam estar? Onde querem ir? Para representar esse tempo, um de cada vez irá acender um fósforo que representará o tempo de vida que lhes resta, e só poderão dizer o que gostariam de fazer enquanto o fósforo estiver aceso.

Desenvolvimento: entregar a caixa de fósforo para o primeiro participante que deverá acender o fósforo e começar a falar o que gostaria de fazer se lhe restassem apenas 5 horas de vida. Quando o fósforo se apagar o participante deve parar de falar imediatamente e passar a caixa de fósforo para o próximo participante, e assim por diante.

Reflexão: Que possamos saber aproveitar o tempo que temos, a vida que Deus nos deu, com as coisas realmente importantes, antes que seja tarde demais.



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